terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Aquece Oscar 2015 #1: Boyhood, Whiplash e Grand Budapest Hotel

Todo mundo tem na timeline do Twitter aquela pessoa que em época de premiação fala das coisas como se soubesse, entendesse, e fosse crítica de cinema. Bem, eu sou essa pessoa. Todo ano eu passo parte de Janeiro e Fevereiro em função do nosso queridíssimo branquíssimo award favorito: o Oscar.

Fico em função de procurar os filmes em boa qualidade, e até passear no cinema vez que outra pra assistir na telona (ou na telinha que não é tão telinha assim do meu quarto) os indicados a melhor filme.

No arquivo do blog dá pra encontrar minhas reviews-nada-impessoais do ano passado. Nas minhas páginas de filmes no tumblr também dá pra ter uma noção que se eu não assisto todos, eu bem que tento (acho que nos últimos três anos eu completei os best picture?!).

Lembro do Oscar de 2011 que eu assisti três filmes no mesmo dia só pra poder xingar com ~argumentos~ o evento que ia acontecer naquela noite. Por sinal esse foi o Oscar que colocou JLaw nos holofotes, teve Natalie Portman gravidíssima e muitos awkward moments com os apresentadores da época, Anne Hathaway e James Franco (por sinal, quem lembra? Foi péssimo) (todo mundo deve lembrar daquilo).

Então pra voltar um pouquinho pra origem do blawg, vou abrir a tag #oscars 2015 e, a medida que for assistindo os filmes, vou postando pra vocês o que achei ou deixei de achar dos longas.

A diferença nesse ano, eu acho, é que no momento que liberaram os indicados no último dia 15, eu já tinha assistido 3/8 filmes. O que me dá abertura pra assistir os filmes de outras categorias também. E é o que eu planejo fazer (até já assisti um......... eh).

De qualquer forma, vamos lá.

THE GRAND BUDAPEST HOTEL
Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, Adrien Brody, Saiorse Ronan | 100min


Indicações:
Indicado em: Melhor Filme (Best Picture); Fotografia (Cinematography); Figurino (Costume Design); Direção (Directing); Edição (Film Editing); Maquiagem e Cabelo (Makeup and Hairstyling); Trilha Sonora (Music - Original Score); Design de Produção (Production Design); Roteiro Original (Writing - Original Screenplay).

O Grande Hotel Budapeste, adaptado em meados do século XX, no período entre as duas guerras mundiais, conta as aventuras vividas entre um gerente e o mensageiro de um famoso hotel europeu. O filme tem direito a roubo de quadros famosos, fugir da polícia E um psycho, tentar receber uma fortuna e ainda, no meio de tudo isso, se apaixonar pela moça que faz bolos. Assim, tentando explicar, dá a impressão que é "nada de mais". Mas o conhecido diretor conseguiu fazer funcionar outra vez.

Honestamente, a quantidade de indicações me espantou. Eu adoro os filmes do Wes Anderson. Tenho uma paixão enorme por Moonrise Kingdom. E só de bater o olho num filme dele tu sabe que o filme é dele. As cores, a simetria, as cenas abertas. Sem contar o Jeitinho Wes de fazer filme. 

Grand Budapest ficou meses mofando no meu HD externo até que eu me empolguei pra assistir. O filme, pra mim, é bem original e visualmente lindo, e apesar de ter gostado, não achei nada grandioso a ponto de ser indicado a melhor filme. Ainda assim, concordo com grande parte das indicações. 

Se fosse pra indicar pras pessoas um filme do cara, provavelmente não seria esse, mas tá na listinha de filmes queridos que assisti nos últimos tempos, so there's that. De qualquer forma, estarei na torcida pelo longa, especialmente pra roteiro e fotografia.

WHIPLASH
Damien Chazelle
Elenco: Milles Teller, J.K. Simmons | 107min

Indicações: 5
Indicado em: Melhor Filme (Best Picture); J.K. Simmons - Ator Coadjuvante (Actor in a Supporting Role); Edição (Film Editing);  Mixagem de Som (Sound Mixing); Roteiro Adaptado (Writing - Adapted Screenplay).

O filme, em poucas palavras, é sobre um menino solitário que ama bateria e sonha em ser o melhor da sua geração. Andrew é convidado pra entrar na principal orquestra da melhor escola de música dos EUA, ainda em seu primeiro semestre de curso. A orquestra em questão é regida pelo abusivo maestro Fletcher. O filme é o downhill e uphill do moço: ele é empurrado a limites que ele desconhecia -- até ser impiedosamente forçado (em tese) a alcançar.

Pra começar, vamos falar sobre as coisas boas: o J.K. Simmons, que eu não conhecia, foi maravilhoso. Foi mais do que merecido a indicação dele. O Miles Teller, que eu nunca fui muito com as fuças, também foi maravilhoso. Merecia uma indicação que não apareceu, e entrou pra grande lista dos Oscars Snubs. O filme é bonito -- e digo isso no sentido de cenas bem gravadas, fotografia bem feita (snub again) e não no sentido mensagem-bonita-etc-etc. E pra mim, a parte boa do filme fica nisso.

Eu não gostei de Whiplash. Tô sem entender a rasgação de seda pro filme. Acho que não tenho saco pra gente que quer provar ser o melhor só pros outros verem (o moço batendo boca com os amigos?! primos?! no jantar deixou isso bem claro). Que quer buscar tanto a perfeição que chega a ser psicótico. Filho, breaking news: cê tá longe de ser perfeito. No final do filme eu estava emocionalmente e fisicamente exausta. Emocionalmente porque esse filme é tão agoniante e intenso que eu não aguentava mais (e eu acho que ser intenso e agoniante era parte da ideia do filme em si, então o diretor tá de parabéns). E fisicamente pelo mesmo motivo: o filme não acabava.
Pra quem gosta de barulho, figuras abusivas e garotos malucos: go for it. Esse é um daqueles filmes pra assistir uma vez e lembrar pra sempre.











BOYHOOD
Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke | 165min

Indicações: 6
Indicado em: Melhor Filme (Best Picture); Ethan Hawke - Ator Coadjuvante (Actor in a Supporting Role); Patricia Arquette - Atriz Coadjuvante (Actress in a Supporting Role); Direção (Directing);  Edição (Film Editing); Roteiro Adaptado (Writing - Original Screenplay).

Boyhood, vocês já devem saber, levou 12 anos pra ser gravado. Boyhood, e talvez vocês saibam, é um filme simples. A ideia e a historia do longa é, bem como o título em português, acompanhar o crescimento da infância à juventude do protagonista Mason. É claro que ao fazer isso acompanhamos também o crescimento de todos que fazem parte da realidade do mocinho: a mãe, o pai, a irmã... 

Essa ideia simplíssima do diretor não poderia ter dado mais certo. Além de evidenciar o comprometimento de todos envolvidos, o fato de ter levado doze anos pra ser gravado (pra mostrar o guri realmente crescendo) deu um ar mega natural pro filme. E o filme todo é isso: natural. É um filme sobre a vida. Sobre crescer em meio a perrengue e momentos ótimos. Sobre passar por fases duvidosas de franja no olho, testa oleosa, unhas pretas. Sobre não saber lidar, e saber lidar. Sobre criar coragem e ir atrás das coisas. Sobre relacionamentos que não dão certo. E gente, eu amei tanto tanto tanto esse filme que nem cabe em mim. 

Boyhood foi um dos melhores filmes que eu assisti nos últimos tempos. Assim que eu terminei ele, fiquei deitada na cama escutando a música dos créditos e digerindo aquilo tudo. 

Acho que um dos porquês de eu ter amado o filme, além da naturalidade, foi o fato d'ele trazer um ar pro cinema que há tempos estava precisando (e eu também). Não tem super-herói, reboot ou efeitos especiais loucos. Não é no espaço, nem de terror. Não é comédia bagaceira ou filme que queira te passar uma lição de moral que ninguém dá a mínima. E por não querer e nem ser nada disso, ele é melhor que isso. Sem contar que a trilha sonora é d-e-m-a-i-s. Não ficarei surpresa se ele levar o prêmio da noite, mas não magoarei muito se ele não levar, porque juro que ele não precisa de prêmio pra validar o quão bom ele é. (E juro também que os 165min de filme valem cada frase puxa saquismo que eu escrevi) (assistam!!!).

5 comentários

  1. Ana, eu AMO comentar Oscar (e Globo de Ouro, e SAG, e Emmy) como se entendesse das coisas. Aos incomodados, mute e unfollow tão aí pra isso, né?

    Ainda não vi nenhum dos indicados, e confesso que não tô assim, muito animada esse ano. Mas você falou de três filmes sobre os quais eu fiquei curiosa. O único do Wes que eu assisti foi Moonrise Kingdom e eu meio que dormi rs Mas gostei do trailer de Grande Hotel, e é cheio de gente que eu adoro, e fiquei morrendo de vontade de ver (lembro que ele estreou em meio à Copa e à minha viagem, daí deixei passar).
    Whiplash me pareceu bem interessante. Eu vou com as fuças do Miles Teller (risos), e eu achei que parecia tão sensacional??? Meio desanimador seu comentário, mas talvez ainda veja.
    Boyhood quero muito ver!!! Queria ir no cinema porque parece uma boa experiência de cinema, mas ninguém que tem carro quer ir comigo :( tá difícil me animar pra sair de ônibus no calorão hahaha Mas vou ver! (!!!)

    Enfim. Me empolgo com o assunto, claramente. Estarei aqui pra comentar os próximos posts da tag.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pois eu sou a retardada poser do camarote, que fica torcendo sem assistir absolutamente nada! HAHAHAH
    Sempre acabo me interessando por vários e anoto, mas daí até assistir... Acabo de lembrar que não assisti HER até hoje, como pode?
    AMEI a ideia desse Boyhood. Gente, filmaram em 12 anos pra não trocar de atores durante o crescimento, achei sensacional!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estava pensando em como colocaria meus surtos pré-Oscar em um post e tu me vem com esse... Lindo, bem escrito e que me fez ter vontade de enfiar a sacola num saco, dar meia volta, e ficar só falando besteira no twitter ao longo da premiação mesmo.

    De qualquer forma, ainda não assisti a todos os indicados (novas), mas estou torcendo com todas as minhas forças pelo Grande Hotel (que foi o primeiro filme do Wes que eu assisti e, MEU DEUS, eu amo aquele cara) e por Birdman (ouço a bateria de fundo até hoje, socorro). Acredito fielmente que Boyhood leva a estatueta de Melhor Filme pra casa, embora não esteja torcendo para isso.

    Eu tenho uma tendência natural para gostar das coisas. Sempre começo a assistir um filme, por exemplo, de peito aberto, aceitando todas as sensações que ele vai me causar e esperando realmente que ele me cause sensações diferentes e me faça pensar sobre isso. Não sei se com todo o burburinho sobre Boyhood minhas expectativas se elevaram muito, mas acontece que terminei de assistir o filme com apenas aquela sensação de: ok. acabou. vou ali lavar a louça. Ele não me inspirou, não mexeu comigo, achei simplesmente ok. Enfim, isso é assunto pra um post hahaha

    Adorei seus comentários e quero muito saber quais são suas opiniões sobre os outros indicados. Atualize a categoria no blog e vamos nos divertir juntas <3

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou essa pessoa que palpita muito por aí sobre Oscar. Já comecei a minha maratona. Desse post, só já vi O Grande Hotel Budapeste. Achei um filme diferente, bonito, poético e nonsense. Concordo com você. Não achei tudo isso também não.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Já vi três desses filmes que você citou (e acabei de postar sobre eles lá no blog também), só faltou Whiplash. Gostei muito de Grande Hotel Budapeste, mas me apaixonei mesmo por Boyhood. Acho que você tirou as palavras da minha boca aí em cima, porque esse filme me deu sensações tão boas que eu nem sei. Assisti hoje e veria todo de novo sem problemas.

    Gostei muito da sua análise, estou ansiosa para ver seus comentários sobre os outros indicados.

    Beijos.

    ResponderExcluir

© AAAAAA
Maira Gall