quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fandom speaking

OTP, HBIC, fandom, ship, canon: pra quem faz parte desse universo fandom de ser, essas expressões já passam batido e (quase) todo mundo sabe o que significa. Mas pra quem não faz parte ou ainda não faz parte, pode ser um pouco complicado entender essas siglas que parecem de outro mundo. Eu sei disso porque quando eu entrei nesse mundinho, especialmente no tumblr, eu não entendia nada e ficava feito barata tonta pra achar um significado possível. No final eu acabava desistindo e apelava pra um dicionário que tivesse o significado dessas coisas estranhas. Foi por esse motivo que fiz um mini dicionário, bem sem sentido porque se alguém quisesse mesmo saber, poderia ir procurar da mesma forma que eu fiz?! De qualquer forma, aqui vai ele:

Fandom: (do Urban Dictionary) a kingdom of fans; fan domain. Basicamente é a base de fãs que determinados filmes, livros, séries etc tem. Por exemplo, eu faço parte do fandom de Game of Thrones (e mais uns mil), vivo discutindo os livros, episódios e fazendo edições no Photoshop pra série, acho o fandom de GoT super aconchegante porque o pessoal tem jeito de ser mais "maduro"?! Outro exemplo de um fandom gigante é o de Harry Potter. Aí tem os fandoms que tem fama de serem mais... ermm, loucos. Tipo o do BBC Sherlock ou o de Glee, mas tudo isso tem base nos fãs deles e não na série em si. Continuando...

OTP: one true pairing. O que é? É o teu casalzinho favorito daquela série, filme, fanfiction, livro ou até mesmo vida real. Não importa o sexo (vide tumblr e sua obsessão por Jesse Eisenberg e Andrew Garfield), não importa que eles não sejam mesmo um casal, tipo Hermione e Draco. O que importa é que tu gostaria de ver os dois juntos porque acredita que isso seria algo legal. Obs.: há também o ot3 (one true threesome) que é usado pra descrever três personagens, e não dois, que você gosta de ver juntos. Ex.: Ron/Harry/Hermione, e o brotp, que é usado pra descrever personagens que se dão bem mas de uma forma "bro"/amigo de ser.

Ship: é quase um OTP, mas é usado pra descrever um relacionamento, de qualquer tipo, entre dois personagens. Às vezes é um ship que você quer ver junto mas que nunca acontece; às vezes é um ship que vai te afundar num mar de feels. É geralmente mais usado em séries, mas pode ser usado pra todos os outros também. O grande problema dele são as shipwars, ou seja, as guerras entre fãs de um ship e fãs de outro. A mais conhecida, acredito eu, é a de Delena (Damon e Elena) e Stelena (Stefan e Elena) de The Vampire Diaries.

HBIC: head bitch in charge. Sabe aquela personagem tão, com o perdão da palavra, foda que tu não sabe nem como descrevê-la? Então: HBIC. Aquela personagem que parece que é dona do lugar? Então... Ex.: Katherine Pierce (The Vampire Diaries), Lagertha Lothbrok (Vikings), Asha Greyjoy (Game of Thrones).

Canon: pessoalmente essa foi a que eu mais demorei pra entender porque é um "é canon!!!" pra lá e um "non-canon!!!" pra cá que eu acabava mais confusa do que quando comecei. Mas é quase simples: canon é algo que é óbvio/original do plot de determinada série; é a história original de um livro. Por exemplo: Robb e Jeyne são canons d'As Crônicas do Gelo e Fogo, porque eles realmente acontecem/ficam juntos, são originais pois foram escritos pelo seu autor original e inseridos na série; Robb e Margaery são non-canons, mas ainda assim são usados como ships ou personagens que se encontram em algumas fanfics, fanvideos...

Aqui fiz um resumo do resumo dessas siglas. Essas são as mais usadas, mas há inúmeras delas, e por serem inúmeras, eu não consigo lembrar de todas ou mais. Mas caso você lembre e/ou leia em algum lugar e queira saber o significado, vou te deixar a dica: Urban Dictionary, um dicionário editado por qualquer um, que recebe likes e dislikes pra cada definição. Ele é super indicado principalmente pr'aquelas expressões típicas urbanas ou internéticas que às vezes a gente não sabe o que significa.  Espero ter ajudado, nem que seja pouco, vocês, público-que-não-existe.

2 comentários

  1. Nada pior que shipwars.. hahaha Acho ridículo, perdôo se os "guerreiros" em questão tiverem 13 anos.. rsrs
    Vim parar nesse post porque vi a seguinte frase no Tumblr: "The Doctor Who fandom is the only fandom where you can have a brotp of the same person"
    Já sabia o que era fandom, ship, mas brotp foi nova! Mas agora que li faz sentido, quer dizer é uma bromance one true pairing entre tenth e eleventh!
    O que seriam fandoms loucos tipo Sherlock? haha
    Você não tem Tumblr não? Deve ser interessante!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridículo mesmo. Não dá pra ficar quieto num canto, né? O problema nem é o povo gostar de um ship diferente do meu, o problema é quando o povo shit!talk meu ship. Eu fico é louca.

      HAHAHAHAHA BROTP DE DOCTOR WHO! Nunca pensei nessa.

      Fandoms loucos... Em época do seriado estar passando, o pessoal PIRA. E tem muito fã que não aceita que tem gente que não gosta ou não vai com a cara do Benedito Cumberbitch (eu vou, viu?), e eles ficam super ofendidos. Tem que ver.

      Tenho sim! É lestarks.tumblr.com :3

      Excluir

© AAAAAA
Maira Gall