terça-feira, 19 de janeiro de 2016

AQUECE OSCAR 2016 #1: The Martian e Mad Max: Fury Road

E olha o que chegou! Isso mesmo, meu problematic fave White Awards, mundialmente conhecido como Oscars. Por mais um ano estarei incompetentemente comentando (e adorando tudo) os filmes indicados ao prêmio da academia.

Como de praxe, marinado em opiniões puramente pessoais e nada estudadas, eu sempre acabo assistindo os filmes indicados e largando em forma de review o que achei ou deixei de achar dos longas.

Sabem, né, a girl's gotta do what a girl's gotta do.

Bem como ano passado, pretendo assistir filmes de outras categorias, porém meu foco são os indicados a melhor filme. Prometo (juro que tento) postar minhas reviews a medida que for assistindo.

Sendo assim, oficialmente dou largada no aquece do Oscar 2016, e aqui abro a tag #oscar 2016. Vamos comigo? (Vamos migos, não me deixem sozinha).

THE MARTIAN
Ridley Scott
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Jeff Daniels, Chiwetel Ejiofor | 144 min

Indicações: 7
Indicado em: Melhor Filme (Best Picture); Matt Damon - Ator Principal (Actor in a Leading Role); Roteiro Adaptado (Screenplay based on previous material); Design de Produção (Production Design); Mixagem de Som (Sound Mixing); Edição de Som (Sound Editing); Efeitos Visuais (Visual Effects).

Durante uma missão da NASA em Marte, os astronautas responsáveis são atingidos por uma forte tempestade que os leva a abortar a missão. Em caminho a nave que os traria pra Terra, o astronauta Mark Watney é atingido por algo que eu ainda não identifiquei mas diremos que seja uma antena. O moço é deixado para trás pois presumidamente haveria morrido. Contudo, contra todas as expectativas, Mark sobrevive e é obrigado a planejar um jeito de, sozinho, se manter vivo em um planeta desconhecido.

O que eu esperava? Um filme hypeado e chato tipo Gravity. Esperava mais do mesmo e coisa e tal. No fundo, o filme até é mais do mesmo  ̶̶̶̶̶ impressão que tenho é que filmes nos espaço seguem a mesma fórmula e acabam da mesma maneira. No entanto, The Martian é legal. É divertido e agoniante em mesmas proporções. Diferentemente de Gravity, The Martian não se torna massante e no final você se sente como uma das milhares de pessoas que torce pra que o coitado do cara que só come batata consiga se salvar. 

O Matt Damon entregou um bom trabalho, a construção do filme é bem boa e fechadinha, embora viajona (mas eu deixo a física pra quem entende). O cast é ótimo, cheio de rostos bonitos e conhecidos (God bless Jessica Chastain). Os efeitos estão bons, e a trilha sonora também (toca Bowie, gente, é óbvio).

Fui surpreendida positivamente, embora não acho que leve o grande prêmio da noite. Recomendo. 


MAD MAX: FURY ROAD
George Miller
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Rosie Huntington-Whiteley | 120 min

Indicações: 10
Indicado em: Melhor Filme (Best Picture); Direção (Directing); Fotografia (Cinematography); Edição (Editing); Design de Produção (Production Design); Design de Figurino (Costume Design); Maquiagem e Cabelo (Makeup and Hairstyling); Mixagem de Som (Sound Mixing); Edição de Som (Sound Editing); Efeitos Visuais (Visual Effects).

Max Rockatansky achava que podia fazer tudo sozinho até achar de bom tom se juntar com um grupo de rebeldes *pausa pra respirar porque não há vírgulas* que pretendem fugir de uma cidadela tiranizada por um psicopata louco. Em um cenário pós apocalíptico, as rebeldes, lideradas por Furiosa, e Max, partem em busca de uma *~vida melhor~*, mas tudo se torna louco e rock'n'roll quando o psicopata louco decide juntar um exército pra persegui-los.  

Mad Max é um blockbuster indicado a melhor filme. Mad Max é um blockbuster divertido e foda indicado a melhor filme. Se eu amei? Yep.

Quando o filme estreiou, lá na metade do ano passado, muito longe e bem diferente da maioria dos filmes geralmente indicados ao Oscar que só estreiam próximo à cerimônia, eu quis muito assistir no cinema. Infelizmente, graças a um infortúnio do destino, acabei assistindo o filme mais tarde, deitadinha em casa, e achando tudo muito agradável.

Achei o plot bem interessante, curti a direção, a fotografia, e no geral achei uma ótima experiência  ̶̶̶̶̶  eu nunca assisti aos outros Mad Max. Foi tão bom ver um filme dessa altura estabelecer uma relação de respeito e igualdade entre os dois personagens principais, e eu, que sou uma sucker por essas coisas, fui fisgada rapidinho.

Estava com as expectativas altas pro filme e ele, apesar do grande hype, atingiu todas elas. Não acho que leva o prêmiozão, mas se levar, tá tudo bem.

***

Vocês assistiram algum desses? Ou algum outro do Oscar? Curtiram? Não curtiram? Me contem!11!! 

12 comentários

  1. YAY, adoro posts com comentários sobre os indicados do Oscar mesmo que eu nunca consiga assistir a todos eles! Todo ano tento, todo ano falho, e acho que tudo bem.

    Ótimo você ter começado logo com os únicos indicados a que assisti! HAHA, pelo menos, que eu me lembre, foram só esses mesmo. Enfim. Também achei The Martian bem simpático, divertido e tal, é um bom entretenimento. Claro que ainda não entendo aonde a comédia estava escondida no filme para ele levar o Globo de Ouro dessa categoria, mesmo com os momentos engraçadinhos do Matt Damon, mas tudo bem. E outra: o pessoal tem que parar de largar o Matt Damon nos lugares!!!1! Coitado do cara, sempre precisando de resgate.

    Eu amaria que Mad Max levasse como melhor filme, mas tenho a impressão de que os tios do Oscar não fariam isso. Apesar de eu ter amado Mad Max e ter me surpreendido muito com a história (também não assisti aos antigos, não faço ideia de como sejam), acho que o Oscar de melhor filme vai direto para O Regresso por conta de todo o hype e tal.

    Vou ficar no aguardo dos próximos posts!
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Dois filmes maravilhosos e super recomendados e eu aqui me perguntando por que não vi nenhum dos dois ainda! Acho que eu é que estava em marte, porque olha, depois que saiu essa lista do Oscar estou me questionando onde eu estava que não vi vários dos filmes. Minha aposta para melhor filme é Star Wars, mas de qualquer forma vou correr atrás do prejuízo e assistir aos que não vi! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi Mad Max. Pode me julgar fortemente.

    Já The Martian eu vi e até gostei, mas não sei se dá pra comparar com Gravity porque dormi no começo de Gravity e não vi o final. Ou seja, não vi o filme, HAUHAUAHuh.

    Problematic Fave White Awards, melhor nome.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Só assisti Mad Max por enquanto e amei o filme! Vou tentar assistir os outros também :) Eu também não acho que Mad Max vai ganhar muitos prêmios, mas eu também não achava que seria indicado por ser blockbuster, então meu palpite já não é muito bom hahahahaha
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  5. Muito feliz que você já começou a postar porque EU ADORO MEU PROBLEMATIC FAVE WHITE AWAWDS (pelo menos esse ano tá um tanto menos white MALE awards, né?) (tenho fé em você, meu filho, melhore).

    Bom, The Martian pra mim foi um AMOR. Fiquei surpresa com o quanto gostei, me diverti, torci e acabei me enxergando naquele povo comemorando na Times Square, na China ou sei lá onde no fim do filme também. (Estou chocada que você odiou Gravidade? Eu literalmente CHOREI vendo esse filme, amei demais) (não que eu chorar seja grande coisa hahaha)

    Mad Max eu ainda não vi e confesso que tenho uma preguiçona do tipo de filme que ele é, mas tem vários pontos positivos que várias pessoas apontam que me fazem reconsiderar. Provavelmente vou acabar vendo em algum momento, mas tô meio chateada de ter perdido essa experiência no cinema.

    Já comecei meus posts, mas vou postar mais pra frente porque gosto de agregar mais reviews no mesmo post (talvez fique um saco de ler? Bom, ninguém é obrigado).

    Beijo, bons filmes! (já adianto que Spotlight é o melhor por enquanto - vi tipo 3, rs).
    PS: o blog tá muito bonito, amei o topo.

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS O OSCAR!
    Eu estou bem por forinha esse ano, as indicações saíram quando eu estava viajando, no dia da morte do Alan Rickman, e digamos que ainda não tive empenho o suficiente pra ir atrás disso porque pela primeira vez em quase 10 anos (!) acompanhando o Oscar religiosamente, fui atingida pelo fenômeno que tem derrubado meus amigos ~cinéfilos~ ano após ano: a preguiça. Aliás, não lembro agora se foi você ou a Fernanda que até comentou sobre isso no Twitter, aquele bode de já conhecer a fórmula dos filmes, estar cansada de sempre as mesmas coisas, meus favoritos nunca vencem, sempre termino decepcionada, com raiva, etc.

    MAS, como você bem disse, a girl's gotta do what a girl's gotta do, e claro que pretendo assistir os filminhos, comentar, falar mal, ficar nervosa, etc. Vivemos pra isso, acerto? haha!

    Eu me arrependi MUITO de não ter visto The Martian no cinema. Meu melhor amigo e maior companheiro de cinema insistiu muito, mas não sei por que não me interessei, fiquei com preguiça. Logo eu, que adorei Gravidade! No fim das contas ele foi ver com outras pessoas (odeio quando ele faz isso???), saiu falando maravilhas do filme, esfregou a trilha sonora maravilhosa na minha cara, e eu fiquei bem recalcadinha no meu canto, fingindo não me importar. Agora quero assistir pra ontem!

    Já Mad Max eu não dei bobeira e fui ver no cinema, mesmo ele sendo lotado de atributos que eu costumo detestar em outros filmes. Que alegria ter encarado, porque valeu tão a pena! Foi um dos meus filmes favoritos do ano passado, acho que só não foi O grande favorito porque ele não me pegou pelo coração e, bom, eu sou sentimental. Mas é um filmaço e fiquei muito feliz pelo reconhecimento da Academia. ENFIM ESSES VELHOS ESTÃO DANDO ATENÇÃO PRA COISAS DIVERTIDAS, NÉ?

    Foi o único filme que vi até o momento, mas juro que vou corrigir isso para honrar meu lugar no camarote do Twitter no dia da cerimônia, e no da blogosfera nos bastidores, hahaha

    beijos, Ana!

    ResponderExcluir
  7. MEU DEUS O OSCAR!
    Eu estou bem por forinha esse ano, as indicações saíram quando eu estava viajando, no dia da morte do Alan Rickman, e digamos que ainda não tive empenho o suficiente pra ir atrás disso porque pela primeira vez em quase 10 anos (!) acompanhando o Oscar religiosamente, fui atingida pelo fenômeno que tem derrubado meus amigos ~cinéfilos~ ano após ano: a preguiça. Aliás, não lembro agora se foi você ou a Fernanda que até comentou sobre isso no Twitter, aquele bode de já conhecer a fórmula dos filmes, estar cansada de sempre as mesmas coisas, meus favoritos nunca vencem, sempre termino decepcionada, com raiva, etc.

    MAS, como você bem disse, a girl's gotta do what a girl's gotta do, e claro que pretendo assistir os filminhos, comentar, falar mal, ficar nervosa, etc. Vivemos pra isso, acerto? haha!

    Eu me arrependi MUITO de não ter visto The Martian no cinema. Meu melhor amigo e maior companheiro de cinema insistiu muito, mas não sei por que não me interessei, fiquei com preguiça. Logo eu, que adorei Gravidade! No fim das contas ele foi ver com outras pessoas (odeio quando ele faz isso???), saiu falando maravilhas do filme, esfregou a trilha sonora maravilhosa na minha cara, e eu fiquei bem recalcadinha no meu canto, fingindo não me importar. Agora quero assistir pra ontem!

    Já Mad Max eu não dei bobeira e fui ver no cinema, mesmo ele sendo lotado de atributos que eu costumo detestar em outros filmes. Que alegria ter encarado, porque valeu tão a pena! Foi um dos meus filmes favoritos do ano passado, acho que só não foi O grande favorito porque ele não me pegou pelo coração e, bom, eu sou sentimental. Mas é um filmaço e fiquei muito feliz pelo reconhecimento da Academia. ENFIM ESSES VELHOS ESTÃO DANDO ATENÇÃO PRA COISAS DIVERTIDAS, NÉ?

    Foi o único filme que vi até o momento, mas juro que vou corrigir isso para honrar meu lugar no camarote do Twitter no dia da cerimônia, e no da blogosfera nos bastidores, hahaha

    beijos, Ana!

    ResponderExcluir
  8. Menina, comecei minha maratona também. Comecei meio errado, com filme que nem foi indicado a melhor filme, mas queria muito assistir Carol. Tô pensando ainda se devo postar sobre ou não, porque leio os posts de vocês e me sinto ridícula e idiota comentando.

    Não assisti nenhum dos dois que você comentou ainda. Se tiver tempo, quero assistir Mad Max hoje (sinto de verdade que sou a única pessoa do universo que ainda não viu esse filme. The Martian tá marcado pro fim de semana.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Primeiro deixa eu responder aqui rapidinho seu comentário no meu blog porque fiquei toda boba que você é dos tempos do Agridoce e viu o blog novo nascer <3 E guria, eu não acho, tenho CERTEZA que não tenho mais preparo psicológico pra ver a Mer numa situação daquelas tão vulnerável. Saiu uma promo ontem e recomendo fortemente que você não assista, hehe. Mas vamos ao que interessa.

    Queria muito fazer maratona, mesmo não levando a Academia a sério já há uns bons três anos, mas eis que tive a brilhante ideia de rever The O.C. e não consigo mais parar. Calhou que os únicos dois filmes que vi antes de me enfiar de novo no mundinho de Marissa, Summer, Seth e Ryan foram justamente The Martian e Mad Max. Também não acho que nenhum deles vá levar, mas já valeu muito porque são ambos filmes que curti e MATT DAMON E CHARLIZE THERON.

    E você e eu sabemos que não há nada melhor que vida de fangirl, né?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  10. Eu também gosto muito do tema, pois sou apaixonada por filmes. Acredito que, neste ano, o melhor filme vai ficar com "O Regresso". Porém, os dois citados no seu post são muito bons. Gostei demais! Está falando alguns da lista para o Oscar, mas espero assistir antes da premiação. Gostei bastante do seu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. quero abraçar esses dois filmes. the martian eu ri horrores e fiquei feliz por não cair no limbo como quando assisti gravity. achei maravilhoso. com mad max eu demorei demais pra assistir e fui criando mil expectativas. nem todas foram supridas mas eu criei um carinho enorme por esse filme e assistiria novamente diversas vezes :)

    ResponderExcluir
  12. Tô tão desatualizada com os blogs queridos que ainda não tinha lido esse post. Coisa mais séria! hahahaha Mas enfim: dos filmes citados só vi Mad Max e odiei cada minuto. Eu sei que todo mundo amou, super respeito e tal, mas pra mim eles perderam uma boa oportunidade de aprofundar um roteiro que poderia ter rendido MUITO pra apenas fazer uma exibição de efeitos especiais e corrida.

    Eu não gosto nem de jogos de corrida, que o fará de filmes com essa temática.

    Furiosa é uma personagem incrível que poderia ter sido TÃO mais se tivessem realmente aproveitado o roteiro que tinham nas mãos e tirado um pouco o foco dos efeitos... Mas okay, é o que temos. :x

    Já o filme do Matt Damon quero muito ver há algum tempo, mas ainda não o achei por aí. Quando achá-lo, o verei certamente e meio que já sei que ele ocupará um lugarzinho no meu roll de filmes preferidos, hahahaha

    ;*

    ResponderExcluir

© AAAAAA
Maira Gall