quinta-feira, 2 de julho de 2015

Maratona Literária de Inverno 2015

Então eu ando preguiçosa pra leitura.

Em algum post já falei que não consigo manter vários vícios ao mesmo. Se tô em época de séries, só o que rola é séries, se tô em época de filmes, só o que rola é filmes, e se tô em época de livros... Bem, vocês pegaram a ideia.

O problema é: ultimamente eu não ando em época de livros. Eu leio, mas bem menos do que eu gostaria e bem menos do que eu era acostumada.

Isso é particularmente difícil porque eu quero ler muita coisa. E talvez eu precise de uma nova vida, uma vida pra ler tudo o que eu quero e assistir tudo o que quero. Aí eu deixava essa daqui pra cuidar da vida social, profissional e acadêmica — e deixava essa daqui pra blogar também.

Infelizmente novas vidas (nem sensates) não são vendidas por aí, e muito provável que mesmo que elas fossem eu não teria dinheiro pra comprar, ou seja: eu preciso me ajeitar com essa que eu tenho mesmo.

E foi assim que, com muita coragem, decidi participar da Maratona Literária de Inverno 2015 (ou #MLI2015).

Ela tá toda explicada nesse vídeo.

De qualquer maneira, eu decidi também participar das semanas temáticas + desafios, que basicamente são:

SEMANAS
  1. Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica
  2. Thriller, Suspense e/ou Terror
  3. YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama
  4. Livros Nacionais
DESAFIOS
  1. Um livro com figuras ou ilustrações
  2. Comece e/ou termine uma série, trilogia ou duologia
  3. Um livro que alguém escolheu por você
  4. Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica
  5. Um livro com a capa azul
  6. Um livro do gênero que você menos leu ano passado
  7. Um livro que você ganhou
  8. Um livro com mais de 400 páginas

As chances de eu falhar miseravelmente nesse desafio são altíssimas, mas como a música do Arctic Monkeys, é one of those games you're gonna lose but you wanna play it just in case.

Apesar das semanas serem ~divididas~, e eu pretender ler pelo menos um livro de cada semana, eu muito dificilmente vou seguir a ordem delas por motivos que logo logo explanarei.

Assim sendo, aqui vai minha TBR (to-be-read) da maratona:


SEMANA 1: FANTASIAS DISTOPIAS E/OU FICÇÃO CIENTÍFICA



2. Comece e/ou termine uma série, trilogia ou duologia
Livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams (Sextante, 208p.)
Tenho a coleção faz anos. Se eu li? Adivinhem.

SEMANA 2: THRILLER, SUSPENSE E/OU TERROR 


Livro: No Escuro - Elizabeth Haynes (Intrínseca, 336p.)
Assim, pesquisando na mente, eu não lembro de ter lido muitos livros desses gêneros. Pensei e pensei no que poderia ler, e inclusive deixo aqui um maybe pra algo do Edgar Allan Poe, e escolhi esse pelo simples motivo de que o Skoob diz que é Suspense, a Intrínseca diz que é Thriller, e a minha vizinha/miga/best tem ele pra me emprestar.

SEMANA 3: YA CONTEMPORÂNEO, ROMANCE E/OU DRAMA
(my jam!!!!!)


1. Um livro com figuras ou ilustrações
Livro: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry (Agir, 96p.)
É, gente. Eu nunca li O Pequeno Príncipe. Podem me julgar, eu também me julgaria se fosse vocês.

4. Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica
Livro: Cidades de Papel - John Green (Intrínseca, 368p.)
Esse daqui já estava nos meus planos de leitura pra julho pelo simples motivo de que quero ver ele no cinema, porém não sem antes ler o livro. Eu tenho lá os meus problemas com o João Verde e ele não me convence muito, então espero ser surpreendida positivamente.


5. Um livro com a capa azul
Livro: Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins (Novo Conceito, 288p.)
A Stephanie é minha nova queridinha junto da Rainbow Rowell. Li o Anna no final do ano passado e adorei a ~vibe~ e o estilo dela, e desde então quis ler todos os outros da moça.

8. Um livro com mais de 400 páginas
Livro: A Mulher do Viajante do Tempo - Audrey Niffenegger (Objetiva, 496p.)
Esse facilmente poderia ser o que completa o desafio #4 também, e tá na minha lista dos ~quero ler~ há tempos.

»» Extra: minha vontade era de ler Os Garotos Corvos da Maggie Stiefvater (Verus, 376p.). Tipo, muito. Porém não vai rolar comprar agora, mas caso ~role~, eu vou enfiar ele por aqui, cês vão ver.
»» Extra: tô mega no comecinho de Attachments da Rainbow Rowell (Orion, 336p.), e ainda tenho outro livro pra terminar antes da maratona, então talvez esse dela entre nessa semana temática também.

SEMANA 4: LIVROS NACIONAIS



3. Um livro que alguém escolheu por você
6. Um livro do gênero que você menos leu ano passado (livros nacionais) 
Livro: Cristal Polonês - Letícia Wierzchowski (Record, 176p.)
Minha viziamiga que escolheu.


E essa é minha TBR. Deixei de fora o desafio #7 pelo simples motivo de que faz tempo que não ganho livro, e não tô a fim de ler nenhum dos poucos que ganhei.


Como vocês podem ver, e eu também posso sentir, o flop vem a galope (thanks Analu por essa expressão maravilhosa). Caso dê certo, ou parcialmente certo, eu juro que volto pra contar pra vocês depois. Caso não dê, eu volto também.

E vocês? Vão participar?

7 comentários

  1. Não consigo participar dessas maratonas/desafios, porque no momento que tenho que ler algo, já não quero mais. Também não li O Pequeno príncipe e sempre fico procrastinando ele por medo de não gostar, faz sentido?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, também estou participando da maratona pelo mesmo motivo, eu passei duas semanas inteiras maratonando séries e os livros ficaram esquecidos :(. Adoro o O Guia do Mochileiro das Galáxias e O Pequeno Príncipe, acho que você vai amar :3. Enfim, espero que consiga ler todos, boa sorte!!! \o/

    ResponderExcluir
  3. Queria participar dessa maratona literária porque de repente parece que todo mundo resolveu participar e como sou uma pessoa muito influenciável, fiquei afim de ir atrás. Só que eu tenho certeza quase absoluta que não vou conseguir levar isso a sério por muito tempo, então continuo aqui nesse vou-não-vou. Anyway, dos livros que você escolheu eu só li O Pequeno Príncipe e achei uma bitolagem sem limite, mas eu tinha uns 12 anos e achava tudo bitolado então definitivamente não parâmetro. Talvez eu leia de novo só pra provar que eu estava errada, mas né, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

    beijo <3

    ResponderExcluir
  4. Já desisti dessa coisa de participar de maratonas e afins porque NUNCA DÁ CERTO. Sério, isso de ter obrigação de ler aquele livro, mesmo que eu tenha escolhido o mesmo, me deixa aflita e me faz querer ler qualquer outra coisa, menos o tal livro escolhido.

    Por isso peguei alguns livrinhos e os separei para ler durante as férias. Mas nada muito como um desafio.

    Também nunca li O pequeno príncipe, mas nem tenho vontade de lê-lo. Mesmo. Quem sabe um dia.

    Agora, quanto a Cidades de papel, devo te dizer que: ODIEI-O COM TODA A MINHA ALMA. Tá, estou exagerando. O livro é legal, mas a personagem Margo me irritou profundamente e tive vontade de estapear a cara dela repetidas vezes num looping infinito porque pelamordedels, que pessoa insuportável.

    Fora isso, tudo bem. :)

    Boa sorte com sua maratona, hein!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!! Acabei de postar minha TBR. Tô sentindo que vou flopar hahahaha. Desses já li o primeiro d'O guia do mochileiro da galáxia, O pequeno príncipe e Cidades de papel. Acho que você vai gostar ;)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Estou acompanhando vários participantes no Youtube mas não consegui fazer a minha.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. meu deus guriaa, super me identifiquei! quando tô na vibe de séries é só séries e assim por diante, hahaha
    sempre entro em maratonas e NUNCA consigo cumprir tudo e me desanimo, então já nem entro mais, e vou lendo o que dá.

    ;*

    ResponderExcluir

© AAAAAA
Maira Gall